CRMV-MT é homenageado em sessão especial da ALMT pela atuação em defesa da causa animal
24 de junho de 2026 – Atualizado em 24/06/2026 – 12:25pm
O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT) esteve entre os homenageados durante a sessão especial em reconhecimento à causa animal, realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na noite desta terça-feira (23), no Plenário das Deliberações Deputado Rene Barbour, em Cuiabá.
A solenidade reuniu protetores independentes, representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), instituições, organizações da sociedade civil, médicos-veterinários e demais profissionais que contribuem para a defesa, a proteção e o bem-estar animal no Estado.
Representando o CRMV-MT, receberam a homenagem o presidente da autarquia, Aruaque Lotufo; a presidente da Comissão Estadual de Bioética e Bem-Estar Animal e conselheira, Cely Marini Melo; e as integrantes da comissão Tatiana Roberta Soares, Andrea Janaina de Mello e Kledir Hofstaetter Spohr.
A conselheira e vice-presidente eleita do CRMV-MT, Kátia Sales, também foi homenageada, mas não pôde comparecer à cerimônia em razão de compromisso profissional em São Paulo.
Para o presidente do CRMV-MT, a homenagem reconhece uma atuação que exige compromisso técnico, responsabilidade e integração entre diferentes setores da sociedade.
“Receber esta homenagem é motivo de honra, mas também reforça a responsabilidade que temos com a proteção animal. A defesa do bem-estar dos animais exige conhecimento técnico, políticas públicas efetivas e a união entre profissionais, instituições, poder público e sociedade. O CRMV-MT seguirá contribuindo para que essa pauta avance cada vez mais em Mato Grosso”, destacou Lotufo.
Reconhecimento à atuação pela causa animal em Mato Grosso
A sessão especial foi requerida pelo presidente da ALMT, deputado estadual Max Russi, e também destacou as ações desenvolvidas pelo Parlamento estadual para o fortalecimento das políticas públicas de proteção e bem-estar animal.
Durante a solenidade, o parlamentar ressaltou que os avanços na causa animal são resultado do trabalho conjunto entre poder público, instituições, organizações e cidadãos comprometidos com a proteção dos animais.
Entre as iniciativas citadas estão a criação da Câmara Setorial Temática em Defesa da Causa Animal, em 2023, posteriormente transformada em Grupo de Trabalho Permanente; a realização de campanhas educativas e de combate aos maus-tratos, como o Abril Laranja; a distribuição de cartilhas sobre bem-estar animal; o projeto GT em Movimento; e a destinação de recursos para ações de proteção animal.
Segundo Russi, também avançaram iniciativas como a construção do primeiro hospital veterinário público estadual, cuja licitação deverá ser lançada pelo Governo do Estado na próxima semana.
O presidente do Grupo de Trabalho Permanente em Defesa da Causa Animal, Nilson Portela, destacou a importância dos trabalhos realizados por ONGs, protetores, pessoas da sociedade civil e voluntários que atuam em defesa dos animais. “Mato Grosso ainda carece de políticas públicas voltadas para a causa animal, mas, aos poucos, o Parlamento estadual vem avançando nessa área”, salientou.
Fotografia: Hideraldo Costa/ALMT




















