Cuiabá será sede da 9ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária em 2026
17 de novembro de 2025 – Atualizado em 17/11/2025 – 3:53pm
A capital mato-grossense será palco de um dos maiores eventos da área de defesa agropecuária do país. Foi lançado, na manhã desta segunda-feira (17), a 9ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA), que será realizada nos dias 16, 17 e 18 de junho de 2026, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O encontro, promovido a cada dois anos, reúne profissionais, produtores rurais, autoridades e representantes de entidades do agronegócio de todo o Brasil.
A apresentação dos preparativos, realizada pelo Indea-MT e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, reuniu parceiros e representantes do setor produtivo, que conheceram os primeiros detalhes do evento, previsto para reunir cerca de duas mil pessoas ao longo dos três dias.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária de MT, grande parceiro da conferência, esteve presente no lançamento institucional. O presidente do Conselho, Dr. Aruaque Lotufo, destacou a importância estratégica de Mato Grosso no cenário agropecuário nacional e a relevância da CNDA para o fortalecimento das políticas de defesa sanitária.
“Mato Grosso tem uma característica única: somos um dos poucos estados onde a produção agrícola e a pecuária crescem de forma exponencial sem competir entre si. Aqui, os setores se complementam. O grande desafio é aumentar essa produção com segurança residual, consolidando agricultura e pecuária com foco na segurança alimentar. Essa será a grande moeda de troca para que o país amplie a oferta de nossos produtos para o mercado internacional”, afirmou.
Para a presidente do Indea, Emanuele de Almeida, a participação na 9ª CNDA é importante não apenas para quem atua nas cadeias produtivas da agropecuária, mas também para toda a sociedade.
“Eventos como esse ajudam a aprimorar, atualizar e a progredir os serviços que o setor realiza, e que no final resultam em oferta de alimentos mais saudáveis, com práticas e manejos mais sustentáveis, de forma que todo o processo envolvendo a agropecuária obtenha avanços a partir de encontros como ao que iremos realizar”, explica a presidente da autarquia.
Programação técnica e temas estratégicos
A edição de 2026 trará 23 eixos temáticos, com debates fundamentais para o futuro da defesa agropecuária e da produção sustentável. Entre os assuntos previstos estão:
-
Agrotóxicos e uso seguro
-
Bioinsumos
-
Mercado internacional
-
Rastreabilidade e inspeção
-
Tecnologia e inovação
-
Defesa sanitária animal e vegetal
-
Mulheres no agro
A programação contará ainda com palestras, mesas-redondas, miniconferências, mostra de produtos e serviços, além de uma arena gastronômica com música ao vivo e food trucks, proporcionando integração e troca de experiências entre os participantes.
Público-alvo e impacto para o agro brasileiro
A CNDA deve reunir os melhores profissionais da área e é voltada para:
-
Médicos-veterinários
-
Engenheiros agrônomos e florestais
-
Zootecnistas
-
Servidores da defesa sanitária
-
Estudantes universitários
-
Produtores rurais
-
Representantes do setor público e privado
Com forte atuação no desenvolvimento da defesa agropecuária, Mato Grosso se destaca como um dos estados que mais crescem em produtividade, mantendo o compromisso com o bem-estar animal, a biosseguridade e a qualidade dos alimentos.
Ao sediar a conferência, Cuiabá se consolida como centro nacional de debates que influenciam diretamente a competitividade do agronegócio brasileiro e a ampliação do país no mercado internacional.
Ascom CRMV-MT

